sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Para vc que é fashionista!


Oi! Qto tempo....rs. Blog é igual a chocolate: se a gente come uma vez, quer sempre, mas se deixa de comer um dia, perde o hábito! Mas vamos lá, já que hoje é sexta-feira, dia de escolher o composit pra se jogar na balada, o assunto é moda. 

Se vc acha que é fashion porque usa megaóculos ou curte um visu retô moderninho, pode esquecer. Ninguém é do mundinho de verdade se não consegue se virar, verbalmente, dentro dele. A contribuição abaixo veio da queridíssima amiga fashionista Fá Alves, voraz leitora de Elle (de onde tirou a matéria). Teste aí seus conhecimentos e veja se vc está, como diria sua avó, na "crista da onda", hahahaha.

Abravanar: se libertar, se soltar. "vai lá e abravana" é uma das frases mais ouvidas ultimamente.

Babado: é um jeito doce e "amigo" de dizer fofoca.

Boho: abreviação de bohemian, que significa boêmio. É o famoso estilo hippie de butique, com muitas influências dos anos 1970.

Beloco: cabelo. Uma das manias é dizer tudo de trás para frente, misturar e até trocar as sílabas. 

Constanza: alguém que quer fazer parte do mundo da moda, mas exagera na dose e faz tudo errado - inclusive pronunciar o nome da consultora de moda, Constanza Pascolato, de maneira equivocada. 

Folk: na música, é um estilo típico do interior dos Estados Unidos. Na moda, é a roupa cheia de franjas, com toques rústicos e artesanais, inspiradas em culturas distantes como as do LesteEuropeu.

Geek chic: gíria que vem do inglês geek, usado para designar os viciados em tecnologia. É daí que vêm os óculos com armações grandes e grossas, usados, inclusive, por quem não tem um mísero grau de miopia.

Gipsy: é o estilo cigano, bem em alta, graças à moda étnico chic - pense em saias longas, estampas, bordados e medalhinhas.

Girlie: alguém que se veste e se comporta como uma menininha.

Gongar: no dicionário real significa "reprovar", mas os fashionistas adoram dizer "gongou" para algo que deu errado ou para alguém que queimou o próprio filme.

Hi-lo: do inglês high (alto) e low (baixo). É usado na moda para dar nome aos looks que misturam peças caras, de grandes grifes, com itens baratinhos e sem assinatura - como uma bolsa Chanel usada com uma camiseta Renner.

Hype: termo em inglês superpronunciado pelos moderninhos que quer dizer que algo é bacana, que está na moda.

Hobo: inspirado nos jovens sem casa, que viviam nos Estados Unidos nos anos 1930 (época do crash da Bolsa) e pegavam carona em trens. É o estilo que prioriza roupas cheias de bolsos e muitas sobreposições, como se a pessoa levasse a própria casa nas costas.

Ladylike: o estilo "mulherzinha", adorado por quem não dispensa uma boa saia rodada.

Mundinho: um microcosmo que vive em função da moda. 

Rica (ou fina, ou grega, ou novela das 8): mulher imnpecável que sabe se vestir e se maquiar de maneira ultraelegante.

So last season: algo que está totalmente fora de moda.

Tee: de T-shirt, que significa camiseta, em inglês.   

Então é isso, queridos. Essa conversa dá muito pano pra manga!   

Beijo!

PS: Faz um tempo (se bem que moda vai e volta, né!), as meninas saíam de casa com bolsa, cinto e sapato da mesma cor, tudo igualzinho. Achei a maior graça quando uma amiga, a Tatica, definiu esse estilo como "combinandinho". Falou tudo, Tati! Atenção: combinandinho tá totalmente OUT!