quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Território livre da língua portuguesa ;)


Auto-retrato: meu primeiro
momento blogueiro

O ano acaba de começar. Hoje é 1° de janeiro de 2009, 14h49. Para provar que algumas resoluções extrapolam, sim, o plano das idéias (embora o corretor ortográfico ainda esteja acentuando “idéia”, insistindo num português que já caducou) eis-me aqui numa tarefa fascinante: conhecer a gíria e seus falantes! E registrar tudo.

Este é um diário de bordo da atualização do livro Gírias de todas as tribos, lançado em 2001 pela Panda Books. Além de escrever sobre a rotina da pesquisa e do trabalho, o que pretendo fazer aqui é mostrar os belíssimos personagens que cruzarem meu caminho ou cujo caminho vou cruzar. Digo com toda certeza: não vão faltar surpresas.

Mas... como este não pode ser um trabalho solitário (e tb porque um dos meus maiores prazeres é ouvir histórias), espero que vcs todos, meus queridos amigos visitantes, me dêem um help com sugestões, críticas, comentários, incentivos... Enfim, sintam-se livres para interagir com a segunda edição do Gírias!

Para vcs me ajudarem com conhecimento de causa, explico rapidamente a proposta do livro. O Gírias é uma tentativa de decifrar os códigos linguísticos de grupos urbanos, principalmente os da cidade de São Paulo. Não é um dicionário e nem pretende esclarecer a origem das palavras e expressões. Nossa proposta é mostrar como cada tribo se expressa por meio da linguagem... quase um trabalho de detetive!

O blog é, portanto, um espaço aberto e democrático para a troca de experiências sobre as variações da nossa melodiosa (segundos os gringos!) e temível (segundo os gringos e nós mesmos, hehe) língua portuguesa, suas gírias e jargões. Aqui vamos falar e escrever como der na telha (ops, expressão das antigas essa, hein!). Nossa única regra é a gentileza.

Bem-vindos! E que 2009 seja um ano de farta colheita para todos nós!


Um comentário:

  1. Quero manifestar aqui meu apoio à essa iniciativa.
    E também vou contribuir, sou servidor público, lido com todo o tipo de gente diariamente.Então no que diz respeito a parte policial vou passar várias gírias, copiô?
    rsrs
    Fui!

    ResponderExcluir